A

Alumínio anodizado

Oxidação artificialmente induzida da superfície do alumínio com um processo eletroquímico. Garante uma maior resistência e um melhor desempenho.

Antiaderente

Uma superfície antiaderente não é umedecida por materiais contendo fluidos como óleo, gordura ou água. Além de impedir a aderência de alimentos durante o cozimento em forno e fogões, facilita a limpeza.

B

BfR Bundesinstitut für Risikobewertung (anteriormente BGA)

Autoridade alemã de proteção do consumidor. Trata igualmente de questões relativas à segurança de materiais que entrarão em contato com alimentos através de códigos conhecidos como LFGB e Diretiva LI.

D

Diretiva LI

Regulamentação da autoridade pública alemã BfR que define uma lista de materiais autorizados para a fabricação de objetos destinados a entrar em contato com alimentos em altas temperaturas (máx. 250 °C para panelas e 180 °C para artigos de forno) e estabelece critérios de análise, valores limitados, etc., de acordo com os requisitos LFGB.

E

Easy-to-clean

Superfícies que podem ser facilmente limpas, mas que não alcançam o desempenho antiaderente dos revestimentos interiores à base de PTFE. Útil principalmente para revestimentos decorativos aplicados na parte exterior das panelas.

ECCS / TFS

Aço cromado/ aço sem estanho: substratos ideais para aplicações de revestimento a alta temperatura em bobinas.

F

FDA Food and Drug Administration (EUA)

Autoridade americana que, contrariamente ao BfR, não estabelece normas específicas para o contato direto de utensílios de cozinha com alimentos em altas temperaturas. Nos parágrafos 21CFR175.300, FDA enumera os materiais revestidos que podem ser utilizados em contato com alimentos. Os materiais permitidos são enumerados em diversos parágrafos do 21CFR. Não existe aprovação da FDA para materiais com revestimento antiaderente sujeitos a temperaturas elevadas. Os objetos sujeitos a temperaturas elevadas (cozimento em chama ou forno) não são regulamentados diretamente por FDA. Existe apenas uma lista de materiais chamados GRAS, "generally recognized as safe" (geralmente reconhecido como seguro).

FEP, copolímero etileno propileno fluorado

Fluoropolímeros processáveis por fusão com baixa resistência térmica. A temperatura permitida é limitada se previsto contato com alimentos utilizados em artigos de forno.

Frita

Revestimento de porcelana esmaltada inorgânica, particularmente utilizado em panelas de aço.

L

LFGB (precedentemente LMBG Lebensmittel-, Bedarfsgegenstände- und Futtermittelgesetzbuch)

Código normativo alemão que regulamenta a segurança de alimentos destinados ao consumo humano, bens de consumo e alimentos para animais. Conforme estabelece o §30, os artigos de uso doméstico não devem apresentar riscos para o consumidor.

LGA QualiTest GmbH

Instituto de teste independente alemão, ativo no campo do controle e da certificação da qualidade e da segurança dos artigos de uso doméstico. Os revestimentos GREBLON® são certificados pelo LGA.

P

PFA, Perfluoroalcoxi-copolímeros

Fluoropolímeros termoplásticos processáveis por fusão que melhoram a resistência à corrosão das superfícies antiaderentes. A sua resistência térmica é limitada. A temperatura de utilização permitida é sujeita a restrições em caso de contato com alimentos.

PFOA, Ácido perfluorootanóico

Emulsificante utilizado para a polimerização dos fluoropolímeros caracterizado pela elevada incidência no meio ambiente e em alguns órgãos dos mamíferos (bioacumulação). Os revestimentos antiaderentes GREBLON® não contêm PFOA.

PTFE Politetrafluoroetileno

Polímero termoplástico, não processável por fusão, com extraordinária resistência química e estabilidade térmica. Componente principal de praticamente todos os revestimentos antiaderentes. A resistência térmica é contudo limitada a 250 °C em contato com os alimentos.

R

Regulamento (CE) 1935/2004

Aplica-se a todos os materiais e objetos destinados a entrar em contato com gêneros alimentícios. (substitui os regulamentos 80/590/EC e 89/109 EC revogados).

Resistência à abrasão

Resistência de uma superfície ao desgaste avaliada através de testes de fricção com diversos materiais abrasivos.

Revestimento antiaderente (GREBLON®)

Revestimento em uma ou mais camadas que melhora muitas propriedades da superfície. É composto por uma ou mais resinas aglutinantes, agentes antiaderentes (PTFE, Silicone), pigmentos e partículas reforçadoras.

Revestimento de bobinas

Revestimento de alumínio, aço ou aço inoxidável, principalmente para a fabricação de artigos de forno. As bobinas são desenroladas, pré-tratadas, revestidas, cozidas e rebobinadas. Os discos e outras formas são obtidos a partir de tiras e lâminas e prensados na forma definitiva.

Revestimento de plasma

Camada cerâmica extremamente resistente, por vezes aplicada ao alumínio moldado sob pressão.

Revestimento de rolo (Roller Coating)

Os discos de alumínio são revestidos passando por uma série de estações de aplicação de rolo. Após o cozimento, os discos revestidos são prensados para obter a forma definitiva.

Revestimento por cortina

Os discos de alumínio são pré-revestidos passando por uma ou mais cortinas de tinta líquida. Após o cozimento, os discos revestidos são prensados para obter a forma definitiva.

S

Stiftung Warentest

STIFTUNG WARENTEST é uma organização que se dedica à análise de bens de consumo. Fundada em 1964 pelo governo alemão, confia a institutos de testes independentes a inspeção de produtos e serviços de acordo com padrões científicos.

T

Técnica Sol-Gel

Processo químico para a produção de revestimentos cerâmicos a partir de preparados em forma fluida. É empregado um sol (solução coloidal) à base de compostos organometálicos que formam um gel tridimensional. A camada cerâmica é sintetizada através de um processo de cozimento em temperaturas moderadas.

TFE Tetrafluoroeteno

Monômero utilizado na fabricação de fluoropolímeros.

THIRDCOLUM