TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO

O processo de aplicação tem um impacto direto não só no aspecto e nos custos de produção dos materiais, como também no desempenho a longo prazo dos utensílios de cozinha revestidos.

Um requisito fundamental para todos os processos de revestimento é o pré-tratamento do substrato. Jato de areia e desengorduramento com preparados não corrosivos, decapagem, lixamento, escovagem ou conversão química são alguns dos processos mais comuns. Em seguida, é aplicado o material de revestimento e realizado o cozimento a temperaturas entre 200 e 420 °C. Apresentamos abaixo as atuais tecnologias de aplicação:

Revestimento em spray

É uma tecnologia de aplicação praticamente universal, que garante uma superfície perfeita em todos os tipos de substratos. São aplicadas 2-4 camadas, para uma espessura total do revestimento até 50 ?m. Alguns tipos de materiais de revestimento permitem também a aplicação de uma camada única.
Em geral: adequado a todos os níveis de qualidade, em particular a panelas de qualidade superior ou profissionais.

Revestimento de rolo (Roller Coating)

Método econômico de aplicação de uma ou várias camadas em discos

Um rolo aplica o revestimento na superfície do disco, conferindo à mesma um aspecto finamente ondulado. A espessura após a secagem varia entre 12 e 25 ?m.

Uma vez que o disco recebe a forma definitiva após a aplicação do revestimento e da sua secagem, a espessura máxima do substrato é limitada a cerca de 3 mm.


Em geral: processo econômico recomendado para artigos econômicos e de qualidade mediana.

Revestimento por cortina

Método econômico de aplicação de uma ou várias camadas em discos. Os discos passam por uma cortina de tinta líquida numa correia transportadora: o procedimento é semelhante à aplicação de rolo, mas a superfície fica perfeitamente lisa.

Também a espessura após a secagem é semelhante à resultante do revestimento de rolo.
Em geral: processo econômico recomendado para artigos econômicos e de qualidade mediana.

Revestimento de bobinas (coil-coating)

É outro processo comumente utilizado para produzir uma grande quantidade de panelas. Grandes bobinas de aço, aço inoxidável (ECCS/TFS) ou alumínio são revestidas por um rolo aplicador que cria um filme liso e esteticamente atraente.

As bobinas revestidas são enviadas ao fabricante de panelas que procede ao corte em pedaços para prensá-las na forma definitiva.

Geralmente são aplicadas uma ou duas camadas, com uma espessura após a secagem que varia de 10 a 20 ?m. Como para todos os processos de revestimento, a espessura do metal é limitada (< 2 mm).


Em geral: processo medianamente econômico, ideal para a fabricação de artigos de forno.

A chave para a compreensão

Veja como GREBLON® facilmente se encaixa as suas necessidades.

THIRDCOLUM